Na última quarta-feira, dia 21 de Março, os estudantes do Instituto de Ciências Humanas deixaram suas aulas mais cedo para participar do Ato por mais ônibus na UFJF e no novo ICH. O Ato que surgiu da necessidade real dos estudantes foi convocado pela deliberação dos Conselhos de CA`s e DA`s do ICH – Concadinha. O movimento contou com o apoio e a participação de todos os Centros e Diretórios Acadêmicos do Instituto e, posteriormente teve a adesão do Diretório Central dos Estudantes – DCE.
Cerca de 300 estudantes dos mais variados cursos, das mais variadas correntes políticas ou ate mesmo de nenhuma delas, se uniram em torno de suas demandas e reivindicaram uma solução imediata para seus problemas, uma vez que, todos os diálogos já haviam sido esgotados.
A manifestação começou em um pátio do ICH, onde os alunos desceram a ladeira do Instituto e desviaram o fluxo de transito da Universidade, de maneira que todos os ônibus subissem ate o novo prédio. Em seguida, foi feita uma passeata até a sede da Reitoria, onde ocorreu uma Assembléia Geral.
Os primeiros resultados começaram a aparece no mesmo dia. A Settra, que durante o último ano ignorou as diversas solicitações dos estudantes, logo após o Ato agendou uma pesquisa para verificar a demanda e o fluxo de passageiros no ICH. Essa pesquisa que ocorreu no dia 22 de março, terá seu resultado divulgado na próxima semana.
O acontecido mostra mais uma vez que, esgotadas as vias formais e as possibilidades de diálogo, os estudantes devem sair às ruas e ir à luta em defesa dos seus direitos. Porém essa luta não termina agora, ela só começou! A questão do transporte público em Juiz de Fora é só um dos grandes problemas que enfrentamos e aimnda está longe de ser solucionado.
Estudantes, venham até nós! Tragam suas reivindicações! Juntem-se à luta!
ESTUDANTES, UNI-VOS!!!